terça-feira, 15 de dezembro de 2009

o projeto



A projeto realizado por mim e pelo Filipe Moreno, foi construir uma estrutura leve no lugar da atual que é robusta e pesada, Construir um traffic calming e alargar a rua. No prédio da esquina é cosntruído um Centro Cultural, e no lote vago, a idéa de um cursinho popular. A proposta integra o público e privado já que o centro permanece aberto o dia todo inclusive ns fins de semana, com banheiros públicos, exposições e cursos. O trânsito mehora, O forte que é o comércio permanece, além de criar o uso noturno com a implantação do cursinho.

Oficina II

Após a intervenção da Rua da Cachaça, e da exposição, surgiu o projeto da área da Rodoviária Velha. De início a turma foi dividida em grupos, que ficaram responsáveis por um determinado local, para fazer levantamendo e um questionário para saber as demandas e ofertas. Após montar o levantamento de todas as áreas, os grupos se dividiram em várias duplas, para montar o projeto, que foi entregue em pranchas, como se fosse para um concurso realizado pela prefeitura.

Seminário


A cada 15 dias acontecia os seminários, com algum assunto escolhido pelos professores.
Variava a cada dia completamente,abordando assim diversos temas.
Discutimos sobre arquitetura virtual, sobre o livro Lições de Arquitetura de Hertzbeger, falando do público e privado, da rua, da cidade, citamos artistas e construções famosas,discutimos ergonomia,design,e até sobre a revolução dos objetos, deriva,le parkur,flaneur e flash mob.

O grande dia



Dia 02/10/09, depois de muita visita, oservação, idéias, e problematização, chegou o grande dia, o dia da intervenção na rua da cachaça. Chegamos cedo e passamos a manhã e a tarde fazendo a montagem. Cada grupo, abordando um tema, o que provocou sensações diversas com a mistura de cores, formas, e luzes, nas pessoas que ali passavam. Foi um dia cansativo, mas valeu a pena...

Exposição de desenhos de observação e expressão







Aconteceu no solar da Baroneza, a exposição dos desenhos feitos pelas turmas de arquitetura e urbanismo e de artes aplicadas, no primeiro período. Teve destaque também no prédio, a intervenção realizada por alguns grupos, com uma ótima repercurção no meio.
Parabéns a todos nós que expomos nossos trabalhos, e a todos que criaram o espaço...

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Levantamento

Após muitas visitas à rua da cachaça para observação e tentativas de visualizar uma proposta para a exposição que será no fim de setembro, voltamos no dia 26/08 para fazer um levantamento aprofundado para por em prática as idéias. Após muita dificuldade conseguimos as medidas para o mapeamento de planta e de nível. Aff e muito cansaço também.

Rua da Cachaça Antes e depois da revitalização

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://farm4.static.flickr.com/3469/3380230765_d00ed56056.jpg%3Fv%3D0&imgrefurl=http://flickr.com/photos/44508342%40N00/3380230765&usg=__7JXFDDfzSsAG8nptyE5WqEOxpNE=&h=375&w=500&sz=106&hl=pt-BR&start=32&tbnid=HqWMKfhm-V2SpM:&tbnh=98&tbnw=130&prev=/images%3Fq%3Drua%2Bda%2Bcacha%25C3%25A7a%2Brua%2Bdo%2Bpecado%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26start%3D20


segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Visita à Rua da Cachaça

Para participar do projeto Karawane que acontecerá no fim do mês de setembro e abrangerá a Rua da Cachaça, o Largo do Carmo, o Solar da Baroneza e a Praça Dr Salatiel, fomos a campo fazer um reconhecimento do local.
Uma proposta foi observar o conforto e o desconforto do lugar tentando abranger o maximo possível.
Conforto: O sossego pelo fato da proibição dos carros, o aconchego da rua ,a beleza das casas reformadas e das fachadas conservadas, onde atualmente são lotes.
Desconforto: O entulho das obras da igrejas que estão atrapalhando a passagem no beco e gerando lixo
. A praça por conter muitos transeuntes está suja e destruída, deveria ter participado da revitalização ja que é um dos acessos para a Rua da Cachaça